Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR propõem melhorias em rua das Filipinas e vencem desafio internacional de Design

Uma equipe formada por estudantes de Design de Produto e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu uma proposta de requalificação para uma rua periurbana, isto é, localizada na transição entre espaços estritamente rurais e áreas urbanas da cidade de Baguio, nas Filipinas. O projeto foi classificado em primeiro lugar no Street Design International Challenge 2022.

O desafio é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em colaboração com as cidades de Curitiba, Wuhan e Querétaro, que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco. A ação teve o objetivo de discutir questões abordadas na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), como os efeitos das mudanças climáticas no ambiente urbano, o quanto elas prejudicam a qualidade de vida e ações necessárias para transformar as cidades em ambientes mais habitáveis, agradáveis e iguais, garantindo que ninguém seja deixado para trás.

Grupo é composto por estudantes de Design e Arquitetura e Urbanismo. Foto: Arquivo Pessoal

Equipes de estudantes dos cursos de Design e Arquitetura de instituições de ensino de 11 cidades criativas desenvolveram propostas e soluções para a requalificação de ruas da região periurbana de uma das cidades participantes do desafio. As propostas se basearam no design biofílico, uma forma inovadora de criar ambientes naturais que melhoram a saúde e o bem-estar. A palavra “biofílico” vem de “biofilia”, que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos.

Cada grupo recebeu um briefing elaborado por um especialista da cidade, detalhando a situação atual da rua e as prioridades a serem contempladas pela proposta, considerando suas diferentes formações territoriais, sociais, financeiras e culturais. As ruas selecionadas estavam localizadas em áreas com pouca ou nenhuma infraestrutura centrada no cidadão e em suas necessidades específicas. As equipes tiveram 48 horas para enviar seus projetos no formato especificado.

Proposta da equipe da UFPR

O grupo da UFPR – formado por Victoria Silva, Marcus Mendes, Vitor da Silva, Daniel Chaussê, Eduardo Rempel, Beatriz Ramos e Anna Carolina Soares e orientado pelo professor Ken Fonseca, do Departamento de Design, e pela professora Cristina de Araújo Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – foi atrás de pesquisas para entender a realidade local, cultural, geográfica, histórica e cotidiana da região, além de entender a dinâmica da rua a ser trabalhada, que fica na comunidade de Happy Hollow, ao norte de Baguio.

Alguns exemplos de ações propostas pela equipe foram: mirante para realçar a vista e a beleza do local; bicicletário; corrimões ao longo do caminho; edifícios para o crescimento da vegetação e sinais interativos com histórias para crianças ao longo do caminho. A ideia foi transmitir para os moradores a sensação de pertencimento e orgulho, além de aprimorar a experiência cotidiana no local. O trabalho completo e os outros projetos apresentados nessa edição do desafio podem ser acessados aqui.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...