Encontro visa aproximação entre a UFPR e as universidades do México

Acompanharam o encontro o cônsul geral do México em São Paulo, Salvador Arriola e o representante do Conselho Comercial do México em São Paulo, Roberto Diaz. Uma das metas da aproximação entre as instituições é possibilitar a ampliação da cooperação científica e tecnológica e do intercâmbio acadêmico das comunidades universitárias.

Segundo o reitor, algumas áreas de interesse já podem ser delineadas para esse contato como Humanas, Tecnologia, representada pelas engenharias, Saúde Comunitária, Meio Ambiente e Estudos do Mar.

A UFPR já mantém um convênio com a Universidade de Guadalajara no México desde abril de 2006. O acordo oportuniza visitas de intercâmbio beneficiando professores e estudantes, a troca de experiências na realização da pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária. Promove ainda conferências, grupos de trabalho, além de programas comuns de curto, médio e longo prazo nas diversas áreas acadêmicas. A integração também diz respeito ao intercâmbio de informações bibliográficas e o acesso aos laboratórios e demais setores das respectivas instituições.

Encontro para aproximação da UFPR e universidades do México
Foto: Izabel Liviski