Teve início nesta terça-feira (24) o encontro regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). A reunião – que nesta edição é organizada e sediada pela Universidade Federal do Paraná – envolve as universidades federais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e se estende até o dia 26 de abril. O tema deste encontro é a saúde mental e de que forma a assistência estudantil se insere nesse contexto.
Relevante para a discussão de programas, projetos e integração de várias áreas, a discussão entre pares permite a troca de experiências e o compartilhamento de ideias. “É um momento em que vamos mostrar o que está sendo realizado aqui na UFPR e abrir a discussão para as outras universidades”, comenta a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César.
Maria Rita enfatiza que saúde mental é um tema que afeta todas as universidades, sobretudo as pró-reitorias de assuntos estudantis, que são locais centrais de acolhimento de demandas variadas, desde angústias dos estudantes até questões mais graves. “Nesse sentido, desenvolvemos aqui uma série de ações. Inclusive, estamos trabalhando na criação de uma rede de saúde mental da UFPR, com parceria entre vários setores da instituição e da sociedade em geral”, afirma. A ideia é que a rede passe a funcionar ainda no primeiro semestre do ano realizando acompanhamento, conscientização, divulgação e esclarecimentos a respeito do tema.
Foto: Marcos Solivan
Na abertura do encontro, a secretária do FONAPRACE sul, Ana Paula Araújo Fonseca (UNILA), destacou o momento formativo que deve ser aberto à discussão sobre assistência estudantil. Ela também salientou a importância do debate direto com os estudantes. Representando os alunos, o acadêmico Matheus Henrique, do Diretório Central Acadêmico (DCE), comentou a parceria profícua entre o grupo e a PRAE, que tornou possível a viabilização de inúmeros trabalhos em conjunto.
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou que as universidades públicas passam por um momento de cortes de recursos, o que atinge também a assistência estudantil. “Temos que considerar a assistência estudantil como estratégica para a realização da nossa atividade-fim e fortalecer nacionalmente o avanço dessa discussão”.
Realizado duas vezes por ano, em preparação para os dois fóruns nacionais anuais, o evento regional tem uma extensa programação e segue até quinta-feira (26). Confira: FONAPRACE SUL – UFPR
Prédio da Administração do Politécnico, em Curitiba, receberá iluminação especial azul na semana que começa nesta segunda (28) […]
Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]
Conscientizar sobre a importância do aleitamento materno é a meta do evento que será promovido pelo Grupo de […]
Evento acontecerá no campus Centro Politécnico, em Curitiba, entre os dias 6 e 10 de agosto; programação é […]