Encontro na UFPR discute Representações de Álgebras

O Departamento de Matemática promove de 9 e 13 de fevereiro de 2009 o Encontro Sul-Americano de Representações de Álgebras, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. Reunirá pesquisadores da América do Sul que atuam nas áreas de Representações de Álgebras e de Álgebras de Hopf.

Cerca de 70 pesquisadores e estudantes de diversos países
sul-americanos participam do evento, que também contará com a presença de convidados de universidades canadenses. Serão ofertados diversas palestras e estão previstos os seguintes minicursos: Introdução à Teoria de Representações de Álgebras – Flávio Ulhoa Coelho – IME – USP – São Paulo, Categorias Derivadas – Marcelo Lanzilotta – Universidad de la Republica – Montevideo – Uruguai e Álgebras de Hopf -Andrea Solotar – Universidad de Buenos Aires, Argentina.

O Comitê Científico é composto pelos professores Flavio Ulhoa Coelho (IME-USP, Brasil), María Inés Platzeck (UNS, Argentina) e Sonia Trepode (UNMDP, Argentina), e o Comitê Local pelos professores Edson Ribeiro Álvares (coordenador), Eduardo Outeiral Correa Hoefel e Marcelo Muniz Silva Alves, do Departamento de Matemática, do Setor de Ciências Exatas
da UFPR.

O evento conta com o apoio da CAPES, Fundação Araucária, CNPq, UFPR, Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada.

Fonte: Leticia Hoshiguti