Encontro Internacional de Direitos Humanos começa hoje

Alguns dos objetivos são discutir as diretrizes de Educação em Direitos Humanos propostas pelo MEC ainda no ano passado em Brasília; difundir as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas dentro da temática pelas universidades públicas brasileiras; e estabelecer caminhos para a integração de esforços entre as universidades e a comunidade na construção de projetos e ações em Educação em Direitos Humanos, além de promover debates sobre os reflexos da atuação universitária na temática e sua integração com entidades governamentais e da sociedade civil, nacionais e internacionais.

A participação nos eventos é livre e gratuita, com presença registrada meia hora antes do início de cada atividade. A organização solicita aos interessados a doação de livros, materiais de apoio e outros, sobre a temática dos encontros, para entrega às bibliotecas da UFPR e UFSCAR. Serão concedidos certificados de participação em evento de extensão e os idiomas utilizados serão o Português e o Espanhol.

Os dois eventos – que acontecem como atividades complementares ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão – também sediado na Federal, contam com o patrocínio das pró-reitorias de extensão da UFPR e UFSCAR e apoio do Centro de Estudos de Cultura e Imagem da América Latina – inaugurado recentemente na UFPR; Cátedras UNESCO de Cultura de Paz, de Direitos Humanos (Udelar, Uruguai); Instituto Mercosul de Estudos Avançados e da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 5 de junho de 2008 – Tema Central: Direitos Humanos – Atualidade e Inserção

Local: Auditório da Reitoria, Rua XV de novembro, 1299, Centro

20 horas – Abertura dos Eventos: Márcia Helena Mendonça (Vice-Reitora no exercício da Reitoria da UFPR), Sandra Guimarães (Pró-Reitora de Extensão e Cultura – UFPR), Maria Luísa Emmel (Pró-Reitora de Extensão – UFSCAR)

20h30min – Abertura dos Trabalhos: Coordenador Carlos Roberto dos Santos (IMEA/CI – UNILA – UFPR). Palestra: Dr. Luis Eduardo Greenhalgh.
21h15min – Ato comemorativo pelos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Lançamento da Revista Extensão em Foco, edição temática “Direitos Humanos”. Sandra Guimarães (Pró-Reitora de Extensão e Cultura – UFPR)

Dia 6 de junho de 2008 – Tema Central: Educação em Direitos Humanos – Perspectivas e Estratégias
Local: Anf. 100, 1º andar, Ed. D. Pedro I, Rua Gal. Carneiro, Complexo da Reitoria, Centro

9 horas – 10h30min: Mesa 1: tema – Educação em Direitos Humanos: estratégias nacionais e regionais – Representante da UFPB, Guilherme Azevedo do Valle (CODED-PR). Coordenadora: Vera Karam de Chueiri (UFPR)

10h30min – 12 horas – Mesa 2: tema: algumas experiências em Educação em Direitos Humanos – Norma Felicidade da Silva Valencio (UFSCAR), Maria Tarcisa Silva Bega (UFPR). Coordenadora: Maria Luísa Emmel (Pró-Reitora de Extensão – UFSCAR)

14 horas – 15h30min – Mesa 3: tema – Educação em Direitos Humanos no Brasil – avaliação, iniciativas e perspectivas. Erasto Fortes de Mendonça (SEDH), José Antonio Gediel (UFPR), (representantes MEC-SECAD). Coordenadora: Sandra Guimarães (Pró-Reitora de Extensão e Cultura – UFPR)

15h30min – 16 horas – Debates e encaminhamentos. Encerramento. Coordenadora: Maria Tarcisa Bega (UFPR)

SERVIÇO:

3º Encontro Internacional de Direitos Humanos
6º Seminário Internacional da Cátedra UNESCO de Cultura da Paz

DATA – dias 5 e 6 de junho

LOCAIS – Auditório da Reitoria na Rua XV de Novembro, 1299 e Anfiteatro 100, Edifício D. Pedro I, Complexo da Reitoria da UFPR.
INSCRIÇÕES – nos locais, meia hora antes do início das atividades

INFORMAÇÕES – pelo correio eletrônico cecial@ufpr.br ou pelo telefone 3361-3292

Foto: Foto-Arquivo