Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Encontro debate fronteiras do paisagismo no país

Realizado a cada dois anos, o evento acontece pela primeira vez na capital paranaense.

Com o tema ‘Fronteiras’, esta edição é organizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, em parceria com outras quatro universidades: UEM, UEL, PUC-PR e Positivo. O encontro será realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, no Teatro da Reitoria e no Centro Politécnico da UFPR.

Entre os palestrantes estão o geógrafo Demétrio Magnoli, o professor de planejamento urbano da Universidade de Veneza, Bruno Dolcetta, e o professor de arquitetura paisagística da Universidade da Califórnia, Walter Hood.

‘O vidro do carro fechado por insegurança e o muro alto, com arames eletrificados, são exemplos de fronteiras que estabelecemos entre nós e os outros’, observa o arquiteto e professor Paulo Chiesa, vice-coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. ‘As fronteiras são culturais, simbólicas, físicas, imaginárias, estáveis, móveis. Os arquitetos e urbanistas lidam com elas constantemente.’

A organização do evento estima em 500 o total de participantes, entre professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, profissionais e pessoas interessadas em paisagismo.

‘O ensino de paisagismo é fundamental porque está ligado ao desenvolvimento sustentável da sociedade’, explica Paulo Chiesa. ‘Paisagismo não é algo meramente estético, como poderia imaginar o senso comum, mas diz respeito a um planejamento prévio da transformação ambiental, ao controle da intervenção humana.’

Oficinas

O 9º ENEPEA ofertará sete oficinas e minicursos dirigidos à qualquer estudante de graduação, independentemente do curso.

O objetivo das oficinas é despertar o interesse nos estudantes em relação aos estudos sobre paisagismo. A participação terá um custo de R$ 50.

Os temas serão os seguintes: ‘A praça: projeto e usos’; ‘Desfotografia a partir de poema de Michel Melamed’; ‘Arquitetura como paisagem’; ‘Cenografia’; ‘Preservação de jardins históricos’; ‘Olhar e desenhar a paisagem’; e ‘Paisagem e preservação na Itália’.

Ocupação do Guarituba

Durante o evento, serão apresentados os trabalhos vencedores do Concurso Nacional de Paisagismo para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. O tema do concurso foi a apresentação de propostas para a melhoria das condições de vida das cerca de 40 mil pessoas que vivem na área de ocupação do Guarituba, em Piraquara (PR).

O local é objeto do maior projeto de regularização fundiária do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal no Paraná. ‘O concurso é uma maneira de estimular os estudantes a propor soluções que melhorem as condições de vida dessas populações através do paisagismo possível em ambientes complexos’, avalia Chiesa.

Os trabalhos serão expostos entre os dias 23 e 25 de outubro, no saguão de entrada do Prédio da Administração do Setor de Tecnologia da UFPR, localizado no Centro Politécnico.

Mais informações

www.enepea.ufpr.br

enepea.curitiba@ufpr.br

(41) 3361.3087 ou 3361.3088

Programação do 9º Enepea

22/10-quarta-feira

8h30min às 12h30min – Inscrições: Teatro da Reitoria – Rua 15 de Novembro, 1299

10 horas – Abertura Oficial com Luiz Forte Netto

14h30min – Conferência de Demétrio Magnoli – Fronteiras: olhar o Brasil na pequena escala

16h30min – Mesa-redonda sobre ensino –

Teatro da Reitoria
23/10 – quinta-feira

8h30min – Conferências com Walter Hood (Urban landscapes and provocations) e José Márcio Barros (A cidade obs-cena e suas paisagens invisíveis)

10h30min – Mesa-redonda sobre pesquisa –

Teatro da Reitoria

14h30min às 18h30min – Comunicações orais, mostras, exposições, oficinas e minicursos – Centro Politécnico

24/10 – sexta-feira

8h30min às 12h30min – Conferências com Bruno Dolcetta (Mirabilis inventio: tra terra e acque, la costruzione del paesaggio veneziano) e Josep F. Bramona – Arquitetura como paisagem

Mesa-redonda sobre extensão –

Teatro da Reitoria

14h30min às 18h30min – Comunicações orais, mostras, exposições, oficinas e minicursos – Centro Politécnico

19 horas – Plenária Final e premiação do Concurso Nacional de Estudantes do 9º ENEPEA –

Centro Politécnico

25/10 – sábado

Visita a Curitiba e Região Metropolitana

Minicursos e Oficinas

• A praça: projeto e usos: Sun Alex e Henrique Pessoa

• Desfotografia a partir de poema de Michel Melamed: José Márcio Barros

• Arquitetura como paisagem: Josep Bramona, Emerson Vidigal e Silvana Ferraro

• Cenografia: Flávia Yared

• Preservação de jardins históricos: Sérgio Treitler

• Olhar e desenhar a paisagem: Jorge Eduardo

• Paisagem e preservação na Itália: Bruno Dolcetta

Workshop

Improvisação como processo de projetar

(Patrícia Akinaga e Walter Hood)

Foto(s) relacionada(s):


Logotipo do Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo
Foto: Reprodução

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira