Enade 2024: Veja as orientações preliminares da UFPR para alunos de licenciaturas

05 julho, 2024
17:22
Por Camille Bropp
Ensino e Educação

Cerca de 30 graduações da universidade devem ser avaliadas este ano pelo Enade das Licenciaturas, recém-criado pelo MEC

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) adianta informações aos alunos de graduação que participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2024, dedicado às licenciaturas. O Enade das Licenciaturas foi criado pela Portaria nº 610/2024 e regulado pela Portaria nº 611/2024, ambas do Ministério da Educação (MEC).

Segundo a primeira portaria, o Enade das Licenciaturas terá avaliações teórica e da prática. Com isso, as matrizes de referências — que estabelecem o que será avaliado em cada área do conhecimento — ganham uma nova matriz, a do componente de Formação Geral Docente, que será comum a todas as licenciaturas.

Para a avaliação teórica, serão convocados os alunos ingressantes — com curso iniciado em 2024 e menos de 25% de carga horária concluída —, e os concluintes — com mais de 80% de carga concluída, porém sem colação de grau, ou com previsão de integralização de 100% até julho de 2025.

Já a avaliação da prática será voltada a alunos que estejam realizando ou que iniciem a regência de classe na Educação Básica durante o período das inscrições e até o final de julho de 2025.

Prazos ainda em aberto

As inscrições são tarefa das coordenações de curso. Os prazos de inscrição ainda não foram divulgados, mas costumam ser no fim de agosto.

De acordo com a Prograd, o Enade das Licenciaturas deve abranger estudantes de 31 licenciaturas da UFPR, em cinco cidades, conforme a tabela.

Informações

A Prograd informa que aguarda a publicação do edital do exame para organizar uma reunião geral de orientação.

Para mais informações, os cursos participantes podem fazer contato pelo aplicativo Teams com
edmar@ufpr.br e leticia.meira@ufpr.br ou pelas equipes das coordenações de cursos.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.