A equipe, coordenada pela professora Raciele Ivandra Guarda Korelo, do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia, está selecionando 60 mulheres, de 21 a 60 anos, com o diagnóstico da doença. As participantes passarão por avaliação fisioterapêutica com análise do histórico oncológico, avaliação física e intervenções com ou sem o uso da técnica conhecida como Irradiação Intravascular de Sangue a Laser Modificada (mILIB, em inglês). Também responderão questionários sobre aspectos relacionados à fadiga, funcionalidade, depressão, ansiedade, sono e qualidade de vida. Numa segunda etapa, elas serão divididas em dois grupos: o grupo intervenção (GI) e o grupo placebo (GP), que passarão por dez intervenções terapêuticas (alternadas entre técnicas de massagem, exercícios e aplicação de argila no rosto) associadas à aplicação da mILIB real ou placebo. Novas avaliações ocorrerão imediatamente após as aplicações e depois de um mês do término da intervenção.
O grupo de pesquisa esclarece que a técnica atua no sistema circulatório e imunológico, melhorando a circulação, o fornecimento de oxigênio e nutrientes, e combatendo radicais livres que aceleram o envelhecimento e o surgimento de doenças, entre outros benefícios. “Ela é amplamente utilizada na prática clínica para tratar diversas condições, como dor crônica, mas há poucas pesquisas sobre sua eficácia em pacientes com câncer de mama. O uso é muito difundido em sintomas decorrentes da radioterapia, como a mucosite, por exemplo, mas sem estudos aprofundados na população alvo de nosso estudo”.
O estudo, aprovado pelo comitê de ética do Setor de Ciências da Saúde, proporcionará a aproximação da comunidade acadêmica com a área da oncologia, podendo ofertar o atendimento fisioterapêutico gratuito à comunidade externa que se encaixar nos requisitos. Participam os estudantes Allyssia Dionísio S. Trindade, Guilherme Soares, Jeniffer A. de Oliveira Ribeiro e Maria Fernanda Herzer. O uso da mILIB é possível por meio de uma parceria com a empresa Ecco Fibras, que forneceu quatro aparelhos portáteis e vestíveis desenvolvidos para a laserterapia.
SERVIÇO:
As avaliações e intervenções acontecem todas as terças e sextas-feiras, no período da manhã (das 8 às 12h), no Centro de Estudos em Fisioterapia e Inovação Tecnológica Avançada (CEFITA) do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia, localizado no Campus Botânico da UFPR (Rua Coração de Maria, 92).
Interessadas em participar podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail: ilibcancerdemama@gmail.com ou pelos telefones (41) 99590-4947 e (41) 99751-3298.
Por Assessoria de Comunicação do Setor de Ciências Biológicas da UFPR
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]
Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou, nesta quinta-feira (19), 112 anos de sua fundação, ocorrida em 1912. […]
Maioria dos cursos de graduação entra em recesso na próxima segunda-feira (23), com retorno de aulas a partir de 10 de março de 2025.