Para muitos estudantes, uma das grandes dificuldades da vida universitária é a elaboração e compreensão de textos em linguagem acadêmica. Buscando uma solução para este problema, o Projeto PermaneSENDO, coordenado pela professora Miriam Pan, do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), oferece a oficina “Para além dos textos acadêmicos – Diálogos sobre leitura e escrita na universidade”.
Ao todo, serão sete encontros que visam “auxiliar no processo de formação do universitário como leitor e escritor no universo textual acadêmico”. A partir do dia 22 de agosto, os interessados irão participar de dinâmicas, leituras, discussões e da elaboração de diferentes tipos de textos, refletindo sobre as limitações dos gêneros literários.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 5 de setembro – é possível ingressar no curso até a quinta aula. As reuniões acontecem às sextas-feiras, das 10h às 12h, no Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE), que fica no subsolo do Prédio Histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, ala da Rua XV de Novembro. Informações e inscrições pelo telefone 3310-2840 ou pelo e-mail permanesendo@gmail.com.
Projeto PermaneSENDO
Sob a coordenação da professora Miriam Pan – graduada em Psicologia, Meste e Doutora em Letras e Pós-Doutora em Educação Superior – o programa tem como objetivo reduzir a evasão universitária dando voz aos universitários e debatendo as relações aluno-comunidade acadêmica. O projeto PermaneSENDO desenvolve diferentes práticas de parcerias entre estudantes, como oficinas de leitura, grupos de discussão, grupos de estudo, rodas de conversa, apoio psicopedagógico e apadrinhamentos, de acordo com as necessidades de cada curso.
Jéssica Maes
Neste final de semana, o documentário “Trecho Seis”, produzido pela Agência Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), […]
Parte da programação da Escola de Verão de Física de Curitiba, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Física […]
Estudantes de odontologia da UFPR desenvolveram aplicativo que ajuda nas mudanças comportamentais necessárias para o tratamento da disfunção temporomandibular; veja como baixar.
Candidatos aprovados e incluídos na lista de espera do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já […]