Um grupo de pesquisadores do Setor de Ciências Biológicas (SCB) da UFPR iniciou nesta quinta-feira, dia 1º, um projeto de pesquisa que envolve o teste em pessoas assintomáticas para a Covid-19. A iniciativa é dos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho).
Neste primeiro momento, o público alvo será os cerca de 300 colaboradores terceirizados que atuam nos campi Botânico e Centro Politécnico. Até o final da manhã desta quinta-feira quase cem voluntários já tinham participado da pesquisa.
As coletas seguem até as 20h na entrada do Setor de Ciências Biológicas. Na sexta-feira, dia 2, a ação continua das 8 às 20h. Para realizar o teste, é necessário fornecer nome completo, CPF e um contato (telefone e/ou e–mail) para o envio do laudo. A participação é voluntária e gratuita.
O exame realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva (veja vídeo). Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta.
O resultado sai em 48 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes. Assim, será possível identificar se há colaboradores sem sintomas, mas com a doença e propiciar o isolamento, como medida para evitar a contaminação de outras pessoas.
Além de diagnosticar a Covid-19 nos dois campi, o material coletado fará parte de um projeto de pesquisa que visa reduzir os custos de ensaios de RT-PCR. Haverá duas análises em paralelo: uma com as amostras individuais e outra em grupos de sete. O material genético das amostras agrupadas é extraído e analisado em conjunto. Se o vírus não for detectado, não haverá a necessidade de testes individuais.
Em grupos assintomáticos, a tendência de os resultados serem negativos é maior e essa pode ser uma estratégia para redução de custos. A coordenadora do projeto, professora Daniela Fiori Gradia, explica que, nestes casos, somente uma análise é necessária, em vez de se fazer sete individuais. Uma placa de PCR analisa 90 pacientes por vez. Já o material agrupado permite a análise de mais de 600 amostras simultaneamente.
Os pesquisadores adaptarão o método à realidade dos laboratórios da UFPR para verificar a sua eficácia e adotar um protocolo padrão para os testes nesses ambientes.
Desde o mês de julho, um grupo de laboratórios do SCB realiza testes de Covid-19 com trabalhadores da saúde sintomáticos, pessoas que tiveram contato com pacientes positivos, pacientes para cirurgia eletiva e pessoas em vulnerabilidade, como moradores de rua, e a população da Penitenciária Feminina de Piraquara.
Isso é possível devido à autorização de funcionamento emitida pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e à parceria do Setor com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), bem como pelo apoio do Ministério da Educação (MEC) e da FINEP. Até o momento, somente no SCB já foram realizados mais de 1200 testes.
Por João Cubas
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus
Os descontos são válidos em todo o catálogo para compras presenciais Após um período de recesso, as livrarias […]
Candidatos aprovados no SiSU para vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) destinadas a cotistas devem ficar atentos […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmou no último mês um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin/UFPR) abrirá a partir do dia 04 […]