Nota: texto atualizado em 23/11 devido à ampliação do prazo de envio dos trabalhos.
O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 alterou a rotina e o comportamento das pessoas. Nesse cenário, o projeto de extensão “(Des)ocupações (Extra)ordinárias”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estimula o compartilhamento de processos criativos que tragam alegria e encantamento nesses novos tempos.
Para isso, o grupo formado por professores e alunos dos setores de Educação e Saúde mobiliza a comunidade interna e externa à UFPR a enviar ilustrações, dobraduras, vídeos (de até 90 segundos), fotografias, fragmentos de textos e outras produções com um olhar diferente para o cotidiano na pandemia. “Fazemos um convite a processos que tragam alegria, possibilitem novas conexões, olhem o que passa despercebido e que encantem”, afirma o professor André Pietsch Lima, um dos coordenadores do projeto.
Os trabalhos selecionados farão parte do ebook “Experiência e pandemia – um convite às (com)posições”. Cada participante poderá enviar até dois trabalhos através de um formulário até o dia 10 de dezembro e receberá um certificado de quatro horas.
A primeira edição do livro digital traz produções dos alunos e professores integrantes do projeto. Fotos, poemas e desenhos expressam uma resposta aos medos, ansiedade e distanciamentos provocados pela pandemia. Um vídeo de apresentação (veja abaixo) e uma carta convite também estão disponíveis para que os interessados se estimulem a contribuir com suas composições.
Criação de subjetividade
O “(Des)ocupações (Extra)ordinárias” existe desde 2018 e é coordenado pelos professores Andréa Maria Fedeger e André Pietsch Lima. Atualmente, participam do projeto seis estudantes do curso de Terapia Ocupacional.
O nome do projeto carrega a ideia de trazer novas possibilidades nas ocupações e desocupações das pessoas, desenvolvendo a arte como um meio de criação de subjetividade, transformação e reinvenção pessoal.
As atividades desenvolvidas pela equipe propõem espaços de convívio, expressão corporal, artística, cultural, de experimentação e pertencimento. Já participaram de ações presenciais pessoas idosas da comunidade e adolescentes em medidas socioeducativas. Com a pandemia, o grupo se reuniu para pensar em uma forma de convidar a comunidade a compartilhar materiais produzidos durante o período de distanciamento social. Assim, surgiu a ação “Experiência e pandemia – um convite às (com)posições”, conforme resumem os coordenadores do projeto: “Queremos despertar o desejo de criar e de se inspirar durante esse momento tão singular e intenso de isolamento e que tem nos afetado diversamente”.
Textos, fotos, montagens e desenhos integram a primeira edição do ebook “Experiência e pandemia – um convite às (com)posições”
“Experiência e pandemia – um convite às (com)posições”
Ebook: https://drive.google.com/file/d/1Qg073OZejU6hKeNpQ6FZybGKVCV37QfF/view
Carta-convite: https://drive.google.com/file/d/1zx42uRZSEaWeBLoXaDdgGdfdslZi4n2b/view
Vídeo de apresentação: https://youtu.be/5TwrrnjWleA
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/zukHhdTP6UNmzzUH9
Maiores informações: por email ou pela página do Instagram do projeto.
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus
Por João Cubas
Os descontos são válidos em todo o catálogo para compras presenciais Após um período de recesso, as livrarias […]
Candidatos aprovados no SiSU para vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) destinadas a cotistas devem ficar atentos […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmou no último mês um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin/UFPR) abrirá a partir do dia 04 […]