Criar espaços de interlocução entre as mães estudantes do curso de Pedagogia da UFPR, para que possam compartilhar experiências e dialogar sobre os desafios de maternar e estudar – com o suporte de profissionais. Com essa proposta, foi criado o grupo virtual “Mães estudantes da Pedagogia”, em aplicativo de mensagens instantâneas. O projeto integra a Rede de Apoio criada pela coordenação do curso para assistir os estudantes durante a pandemia de covid-19.
As interações no WhatsApp começam na próxima semana, a terceira de julho. Reuniões virtuais serão realizadas para discussões de temáticas de interesse do grupo e mapeamento e divulgação de atividades promovidas por instituições parceiras. As estudantes encontrarão espaço para dividir medos e dúvidas, contar suas histórias e compartilhar estratégias. Estão previstas rodas de conversa, cursos, lives e palestras.
“O curso de Pedagogia tem cerca de 800 estudantes, e aproximadamente 90% são mulheres. Muitas se desdobram para desempenhar os papéis de mães, profissionais e estudantes e, assim como ocorre no nosso país como um todo, muitas são responsáveis pela única ou principal fonte de renda de suas famílias”, destaca a coordenadora do projeto, professora Rebeca Szczawlinska Muceniecks. A iniciativa visa atender estudantes da área. Para participar, clique aqui.
A compreensão de que os desafios que a mulher enfrenta ao ser mãe e desempenhar múltiplos papéis na sociedade podem gerar sobrecarga – emocional, intelectual, financeira – motivou a ação. “No âmbito acadêmico, pode gerar sensação de isolamento, angústia e incapacidade de lidar com as responsabilidades assumidas. Em alguns casos, até levar ao trancamento ou à desistência do curso”, explica a docente do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade.
A intenção, informa Rebeca, é ampliar o projeto e criar grupos de apoio que contemplem também estudantes de outros cursos, professoras e técnicas da Federal do Paraná.
Rede de Apoio
A coordenação do curso de Pedagogia criou, no início do mês de maio, uma Rede de Apoio para auxiliar estudantes do curso a lidarem com desafios da pandemia. Docentes participam das ações, que ocorrem em três frentes de trabalho: apoio psicológico e emocional, apoio pedagógico e apoio material. A articulação resultou no levantamento das principais dificuldades e necessidades enfrentadas pelos alunos – alguns perderam emprego ou relataram impacto em fontes de renda -, produção de newsletter e doação de recursos financeiros a estudantes.
Assista ao vídeo sobre a Rede de Apoio do Curso de Pedagogia, disponível na página do Facebook.
Acesse, neste link, o formulário para participar do grupo virtual “Mães estudantes da Pedagogia”.
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus
Os descontos são válidos em todo o catálogo para compras presenciais Após um período de recesso, as livrarias […]
Candidatos aprovados no SiSU para vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) destinadas a cotistas devem ficar atentos […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmou no último mês um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin/UFPR) abrirá a partir do dia 04 […]