Foi sob aplausos das equipes que atuam na linha de frente que o primeiro paciente curado da Covid-19 recebeu alta do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC -UFPR) . Admitido na UTI Covid-1 no dia 8 de abril com quadro de Sars-CoV-2/Covid-19, o homem, de 38 anos, necessitou de suporte ventilatório e hemodinâmico invasivo.
Durante esse período, recebeu cuidados intensivos da equipe multiprofissional – composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogos e demais membros que compõem a assistência. O paciente apresentou melhora gradativa, permitindo a retirada da ventilação mecânica no 11º dia de internação, sendo transferido para a enfermaria da infectologia após 15 dias de tratamento em terapia intensiva.
Juliana dos Santos, enfermeira que acompanhou o paciente durante o processo de alta e o reencontro com a família, relata que foi emocionante presenciar esse momento. “Foi gratificante devolver o paciente para a família dele sem nenhum evento adverso. Saber que ele vai continuar a jornada dele, conquistando sonhos e projetos de vida. Nós temos uma equipe de excelência e vamos continuar nossa missão”.
O paciente deixou um recado para os profissionais do hospital. “Foram dias de tratamento no HC. Fui acompanhado por uma equipe ótima. Só tenho a agradecer a Deus e a esses profissionais”.
Assista ao momento da alta:
Equipes Covid do CHC trabalham integradas para atender pacientes da melhor maneira possível
A chegada dos pacientes com coronavírus modificou radicalmente a rotina das equipes do Hospital de Clínicas.
Ligia Palu, enfermeira responsável pela UTI Covid-1, destaca o treinamento que todos os profissionais receberam e também as adaptações que estão sendo enfrentadas com a nova rotina, principalmente a de trabalhar 100% do tempo com os equipamentos de proteção individual (EPIs). “Posso dizer que as equipes se sentem fortalecidas e mais preparadas para esse enfrentamento. O trabalho em equipe se faz presente mais do que nunca. Trabalhamos uns cuidando dos outros, em prol da recuperação dos pacientes”.
Disputas nos tribunais fundamentam tese destacada pela Capes que investigou contraposição política e jurídica que tem agricultores e indígenas de um lado; e agronegócio e transnacionais do outro.
Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]
Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.