Cientista e técnico da UFPR recebe prêmio por pesquisa na área de física no CNPEM

06 December, 2023
08:18
Por Camille Bropp
181 Visualizações
UFPR

Daniel da Silva Costa é doutor pelo PIPE-UFPR e foi um dos destaques de 2023 entre os jovens pesquisadores que usaram laboratório do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais — Sirius, em Campinas (SP)

O doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Daniel da Silva Costa, foi um dos pesquisadores que recebeu o prêmio Young Research Award LNLSUG 2023, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais — Sirius (Cnpem), em Campinas (SP).

É o terceiro ano que o centro entrega o prêmio, que serve para reconhecer os responsáveis por pesquisas de destaque que usam as instalações do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O prêmio foi dividido entre Costa e a pesquisadora Graziela Cristina Sedenho, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP).

Costa defendeu seu doutorado em 2022 e é servidor técnico da UFPR no Laboratório de Espalhamento e Difração de Raios X (Lorxi) do Departamento de Física, em Curitiba. Foto: Acervo Pessoal

Costa defendeu seu doutorado em 2022, sob orientação do professor Guinther Kellermann, do Departamento de Física da UFPR. Também é servidor técnico da UFPR, no cargo de técnico de laboratório, em atuação no Laboratório de Espalhamento e Difração de Raios X (Lorxi) do Departamento de Física, em Curitiba.

Nanociência

A pesquisa de Costa é em nanociência e propõe um método alternativo para a preparação de nanocompósitos à base de nanocristais de dissilicieto de níquel (NiSi2). Esses nanocompósitos são condutores de eletricidade, por isso podem ser usados como material de contato em eletrônicos e na aplicação de material termoelétrico.

Costa utilizou as instalações do Cnpem para fazer as medidas do trabalho em microscópios eletrônicos do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e do LNLS, que usa fontes de luz síncrotron. Esse tipo de luz consegue iluminar amostras de materiais e observar aspectos microscópicos deles.

“Foi uma experiência verdadeiramente singular!”, conta Costa. “Os resultados alcançados na tese foram grandemente enriquecidos pelos experimentos conduzidos no LNLS e LNNano. As trocas de conhecimento e os desafios para utilizar a linha XRD2 e o microscópio do LNNano foram cruciais para meu desenvolvimento profissional e para o aprimoramento das medidas que são realizadas na UFPR”.

Leia mais detalhes na tese “Síntese e caracterização estrutural de nanocristais de Ni em filmes finos de SiO2 e NiSi2 em Si(001)

Sugestões

04 February, 2025

O Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR) publicou, nesta terça-feira (4), a relação definitiva dos candidatos aprovados no […]

03 February, 2025

Convocados e convocadas precisam garantir esse encaminhamento para ocupar ou ter chance de ocupar uma das dez vagas na UFPR destinadas ao processo seletivo.

03 February, 2025

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do servidor aposentado Samuel […]

31 January, 2025

Os descontos são válidos em todo o catálogo para compras presenciais  Após um período de recesso, as livrarias […]