Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de língua japonesa através da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Idioma sem Fronteiras (Andifes IsF), em parceria com a Fundação Japão. Os cursos são on-line, abertos para a comunidade universitária – alunos, professores e técnicos. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 30 de setembro, através do endereço https://bit.ly/inscricoes_cursoISFJapones , ou enquanto houver vagas.
O curso será realizado totalmente on-line, de forma síncrona, com quatro horas semanais de aula e duração de oito semanas, ou 32 horas, pela plataforma Teams da Rede IsF. Subsidiado pelo governo japonês, o curso está organizado com foco no desenvolvimento de habilidades linguísticas para internacionalização, com ambientação à língua e cultura japonesas.
A parceria da Andifes com a Fundação Japão envolve cinco instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
São ofertadas 300 vagas, distribuídas entre as cinco universidades participantes. Ao todo, serão 15 turmas, com 20 alunos cada. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, não importando a qual das cinco instituições o candidato esteja vinculado. Haverá uma lista de espera com dez alunos por turma.
As inscrições só poderão ser realizadas através de uma conta Google, sendo permitida uma única inscrição por candidato. No ato da inscrição, o interessado deve anexar um comprovante de vínculo com a instituição, em formato PDF. O preenchimento da inscrição é feito exclusivamente pela internet, no link https://bit.ly/inscricoes_cursoISFJapones . É possível verificar as turmas que ainda têm vagas disponíveis neste link.
Disputas nos tribunais fundamentam tese destacada pela Capes que investigou contraposição política e jurídica que tem agricultores e indígenas de um lado; e agronegócio e transnacionais do outro.
Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]
Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.