Imagem Padrão

Voluntários apoiam e orientam comunidades sobre a Covid-19

12 June, 2020
15:06
Por
122 Visualizações
Outreach and Culture

Uma iniciativa de alunos e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) auxilia comunidades da região de Curitiba que sofrem impactos sociais e econômicos durante a pandemia de Covid-19.  

grupo “Voluntários Contra a Covid-19”, coordenado pelo professor Valderílio Feijó Azevedo, do Departamento de Clínica Médica da UFPR, acompanha 350 famílias de duas comunidades nos bairros Caximba, em Curitiba, e Santa Cruz, em Araucária.  

Nas visitas às comunidades, estudantes de medicina aplicam questionários para avaliar o conhecimento da população sobre a Covid-19 e conhecer a realidade social e econômica das famílias. Assimé possível saber quantas pessoas estão com suspeita de contaminação, quais medidas de prevenção são adotadas e verificar em que casos é necessário procurar atendimento médico. A equipe também produziu um material de divulgação, com o uso de imagens e de textos acessíveis ao público-alvo, a respeito das medidas de proteção. 

Na percepção dos alunosos moradores sentem mais a necessidade alimentar e a falta de saneamento básico. No Caximba, por exemplo, as pessoas precisam buscar água potável fora da comunidade. “A gente vê uma dificuldade muito grande em um local próximo a outras áreas com estrutura para proteção à Covid”, relata o estudante Gabriel Mondin Nogueira.  

A falta de saneamento básico é um dos problemas enfrentados pelas comunidades

Os questionários são aplicados periodicamente, adaptando-se a novas orientações e de acordo com as respostas da população. A próxima intervenção vai tratar de assuntos relativos ao auxílio emergencial: dificuldade de acesso à tecnologia, à documentação necessária e ao pagamento. Dessa maneira, os pesquisadores verificarão a relação destes fatores com a rotina durante e após a pandemia do coronavírus, conforme explica o professor Valderílio. “A partir do momento em que fazemos isso, é possível estudar a influência social e econômica na dinâmica da pandemia”. 

Outro objetivo do “Voluntários Contra a Covid-19” é conscientizar os moradores a respeito do isolamento comunitário. Com as restrições às atividades sociais e a falta de emprego, muitos só saem dos bairros para acesso à saúde. “Por isso, conscientizar para que o vírus não chegue de outras partes da cidade é o grande ponto de enfrentamento da pandemia nestes locais”, avalia Gabriel. Mesmo que haja a movimentação das pessoas dentro da comunidade, a equipe orienta para que seja feita com os cuidados de distanciamento e proteção.  

O grupo também arrecada alimentos, materiais de limpeza, brinquedos, cobertores e contribuições individuais e de empresas. Mais de 50 voluntários da comunidade interna e externa à UFPR, além de parceiros de outras instituições, ajudam na arrecadação e na distribuição dos donativos para os 1500 moradores das duas comunidades. Saiba mais aqui. 

Além da entrega das cestas básicas, os voluntários trazem orientações de prevenção à Covid-19

 

Na visão dos estudantes, as ações são uma oportunidade de entender as dificuldades e ter uma visão mais abrangente da saúde dos pacientes, criando uma relação de empatia entre os moradores e os futuros médicos. “A gente só vai entender o contexto em que as pessoas vivem quando se está junto com eles. Até porque o ambiente que o paciente vive influencia na saúde”, enfatiza a aluna Letícia Chaffin Peruffo 

A ideia é que o trabalho continue após a pandemia, com ações de incentivo ao empreendedorismo, acesso à saúde e educação complementar, visando à autonomia das pessoas. Porém, nada será possível sem a interação dos voluntários com a comunidade assistida, como explica o estudante Leonardo Krieger Rafael. “Para realizarmos uma ação de maneira correta, nós temos que estudar e aprender como fazer isso. Sem essa interação, não alcançaremos os resultados de maneira satisfatória”, avalia. Para isso, a equipe conta com a ajuda de outros interessados em parcerias. Quem quiser contribuir com o projeto, com doações ou em ações junto às comunidades, pode acessar o portal https://voluntarioscontracovid19.web.app/. 

Os estudantes Leonardo Krieger, Letícia Perruffo e Gabriel Mondin se reúnem semanalmente para agrupar as doações e organizar as ações do grupo. Fotos: arquivos pessoais

 

Por João Cubas, com informações da UFPRTV 

 Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus 

Sugestões

26 December, 2024

Disputas nos tribunais fundamentam tese destacada pela Capes que investigou contraposição política e jurídica que tem agricultores e indígenas de um lado; e agronegócio e transnacionais do outro.

23 December, 2024

Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]

20 December, 2024

Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]

20 December, 2024

Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.