UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Documentário “O Mar de Toninhas” aborda conservação de espécies sentinelas ambientais

O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná e a Associação Mar Brasil lançaram recentemente o documentário “O Mar de Toninhas” (assista aqui). Inspirada na Década do Oceano, a produção traz um olhar sobre a conservação de espécies sentinelas ambientais como a toninha – o golfinho mais ameaçado do Brasil – e fortalece as vozes da biodiversidade costeira e de todos que dependem deste ecossistema.

O vídeo é uma iniciativa do Projeto de Conservação da Toninha FMA II, apoiada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e integra uma série de documentários sobre a temática.

“Este documentário vem mostrar que todos nós dependemos do oceano para viver. Conservando a toninha, fortalecemos uma rede pela promoção de saúde e produtividade ao ambiente costeiro e marinho. Nossa ação agora garantirá um mar de qualidade para as futuras gerações”, ressalta Camila Domit, pesquisadora e coordenadora do Projeto Conservação da Toninha FMAII.

Em ações globais, a Década direciona uma importante mobilização em consonância com a Agenda 2030 da ONU que visa unir esforços de diferentes agentes e atores sociais e governamentais em prol da defesa e proteção do Oceano, alterando nossa relação com o mar nos próximos dez anos.

 

O documentário contou com roteiro e produção de Gabriel Marchi, da Wildlife, diretor e cinegrafista de natureza, além da locução da jornalista e ativista Paulina Chamorro. Sob os cenários de rica beleza cênica e importância para a biodiversidade como o Complexo Estuarino de Paranaguá, no Paraná, e a Baía Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina, pescadores e pesquisadores contam sobre sua relação com o mar e com a toninha, destacando a importância das ações em rede e participativas, do esforço coletivo para garantirmos um ambiente com saúde e desenvolvimento social e econômico de qualidade a todos.

O Projeto Conservação da Toninha teve a participação efetiva de diversas instituições entre os estados do Espírito Santo e o Rio Grande do Sul, abordou pesquisadores, governantes, gestores, pescadores, e sociedade em geral e fortaleceu redes em prol da conservação. A realização do Projeto Conservação da Toninha é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PetroRio, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”

Com informações do LEC/UFPR

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...