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FEDERAL DO PARANÁ

Docentes e técnicos já podem participar da Autoavaliação 2021; sistema está aberto até 07 de novembro

O acesso para a Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2021 já está disponível para servidores docentes e técnicos-administrativos da Universidade Federal do Paraná. É possível responder a pesquisa até o dia 07 de novembro de 2021. O questionário pode ser acessado em cpa.ufpr.br/portal/avaliacao2021 . A colaboração de todos é uma importante ferramenta para o aprimoramento da instituição.

A participação dos servidores é voluntária. As informações de acesso são codificadas e os dados coletados são anônimos. A Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela condução da pesquisa, “reforça a importância da participação do público para o autoconhecimento, planejamento e desenvolvimento institucional, com foco na melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Sobre a Autoavaliação Institucional
A Autoavaliação Institucional é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pelas avaliações externas in loco da instituição e dos cursos de graduação e pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o desempenho acadêmico dos estudantes.

O conjunto dessas avaliações visa garantir o padrão de qualidade da educação superior e o resultado é utilizado nos atos de recredenciamento da instituição e de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.

O Sinaes indica dez dimensões a serem consideradas na avaliação das Instituições de Educação Superior, contempladas em cinco eixos no instrumento de avaliação externa, conforme a Nota Técnica n.º 14/2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC. Os eixos são classificados em Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Na elaboração do questionário avaliativo, a CPA apoia-se nessas dimensões, alinhando-as a outras dimensões que tratam das especificidades institucionais, para melhor identificar fragilidades e potencialidades da UFPR.

A avaliação é trienal, como determina a Nota Técnica n.º 65/2014 – INEP/DAES/CONAES, e considera que os dois primeiros anos devem contemplar informações a serem elegidas pela instituição em relatórios parciais, e o último ano deve contemplar, além de um histórico comparativo, o Planejamento de Ações em face dos resultados obtidos no triênio.

Visando adequar-se a esta concepção trienal de avaliação, a partir de 2021 – primeiro ano do ciclo avaliativo do triênio 2021-2023 – a CPA deliberou por dividir as dimensões em três partes, uma para cada ano avaliativo. Esta decisão baseou-se, sobretudo, no cuidado em aprofundar os temas sem deixar o instrumento muito extenso e cansativo para o respondente.

Desta forma, neste ano, os servidores responderão sobre: Planejamento e Avaliação (dimensão 8), Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (dimensão 1), e Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão (dimensão 2). Também serão avaliadas as percepções do trabalho remoto, da pesquisa de satisfação e o próprio instrumento de avaliação.

Divisão das dimensões, por ano do triênio

A CPA lembra que o questionário destinado aos servidores lotados no Complexo Hospital de Clínicas é voltado à realidade daquele público, com questões que tratam das condições e políticas pertinentes, de forma que a sua concepção compreende a inserção das diretrizes do Sinaes, mas também privilegia as demandas do hospital.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seai@ufpr.br ou na página www.cpa.ufpr.br .

 

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