Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Delírios Biomédicos”: projeto de extensão divulga conhecimento científico em podcast

Promover o conhecimento científico de uma forma leve e descontraída. Esse é o objetivo do podcast “Delírios Biomédicos”, um projeto de extensão com alunos do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a orientação do professor Bruno Jacson Martynhak, do Departamento de Fisiologia. 

Os programas abordam temas relevantes de forma simplificada, com a presença de especialistas. Até o momento, já foram veiculados quatro episódios. O primeiro deles fez uma apresentação da equipe. O segundo foi sobre sonhos lúcidos, em que o professor Fernando Louzada e a fotógrafa Larissa Wolf explicam como controlar e lembrar os sonhos da noite anterior. O terceiro explorou aspectos do movimento anti-vacina, com a professora Lucy Ono. No último, os estudantes entrevistaram o coordenador do projeto, para explicar a importância da extensão universitária. 

Origens 

A ideia do podcast surgiu em 2019, após os discentes perceberem que as conversas do horário de almoço sobre assuntos científicos poderiam se tornar um veículo contra a desinformação: 

“A gente se perguntava ‘Por que será que as pessoas acham que isso acontece dessa forma?’  A gente começou a gravar essas conversas, ouvia e era descontraído, engraçado. Depois, surgiu a ideia de tornar uma coisa mais palpável”, conta Jessica Boschini, uma das criadoras do podcast. 

Em 2021, durante a disciplina de Ações Extensionistas, o grupo percebeu que poderia institucionalizar o projeto. “A proposta da disciplina é fazermos uma ação dentro da universidade. Então, unimos o útil ao agradável na forma do podcast”, cita a estudante Adrieli Teles. 

Interação 

A construção de cada episódio acontece com o público. O grupo disponibiliza um formulário e o WhatsApp (41) 99849-3763 para que os ouvintes indiquem temas para discussão. Dessa forma, os estudantes pretendem manter vivo o princípio extensionista do diálogo com a comunidade.  

Até agora, os episódios já tiveram mais de 1100 reproduções no Spotify e no YouTube. “Achávamos que ia ser algo nichado, porque só tínhamos divulgação em postagens nos nossos perfis nas redes sociais. Mas tivemos muitos acessos, inclusive de outros países, como Portugal e Guatemala”, explica o acadêmico Marcos dos Santos Junior. 

O aluno ressalta a importância de propagar o conteúdo científico nos tempos atuais: “Nosso coordenador falou no último episódio que a divulgação do conhecimento serve como uma vacina para o negacionismo. Basicamente essa frase resume o projeto”, manifesta Marcos. 

 

Podcast “Delírios Biomédicos” 

Episódios mensais disponíveis no Youtube e no Spotify 

Contato para sugestões de pauta pelo formulário, pelo Instagram @deliriosbiomedicos e pelo WhatsApp (41) 99849-3763 

 Por Jully Ana Mendes, sob orientação de João Cubas (Aspec/SCB/UFPR) 

 

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...