Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Como incentivar a leitura e a escrita literárias em crianças é o tema do “Projeto Sextas na Pós” – 27 de maio

Como incentivar a leitura, ampliar experiências e repertório literário, bem como a escrita de alunos-autores? As experiências relacionadas a este desafio serão apresentadas na próxima edição do projeto “Sextas na Pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-graduação em Educação e em Letras da Universidade Federal do Paraná. A programação acontece nesta sexta-feira (27), das 19h às 21h, pelo canal do youtube do PPG Educação.

A mesa redonda “Letramento literário: te vejo na escola” será coordenada pela professora do PPGE, Elisa Maria Dalla-Bona, e contará com as apresentações das pesquisas desenvolvidas pelas orientandas de doutorado Maria Luciana Scucato Benato e de mestrado Juliana Luchtenberg, ambas integrantes da linha de pesquisa LiCoRes (Linguagem, Corpo e Estética em Educação). As pesquisadoras são docentes do ensino fundamental da rede municipal de Curitiba.

Maria Luciana atua em uma escola na regional do Boa Vista, pesquisa a escrita com intenção literária e desenvolve, em parceria com demais colegas professores, projetos em letramento literário no modelo presencial de ensino. Um deles é o “Ticontar” que envolveu toda a escola num processo de leitura, escrita, reescrita, apresentações culturais e divulgação dos textos dos alunos-autores em formato de livro impresso em três edições, de 2017 a 2019. Ela conta que, neste ano, deve ocorrer mais uma rodada do projeto que alcançou grande motivação das crianças ao lerem os textos escritos pelos colegas e demonstraram reconhecimento da importância da reescrita. “São demonstrações de que as crianças e jovens têm condições de vivenciar a autoria e a escola pode e deve ser o ambiente propício para tal experiência”, ressalta.

Outra experiência foi o trabalho desenvolvido com o livro “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, em uma turma do sexto ano de uma escola municipal de Curitiba. A motivação do letramento entre os estudantes requer a aplicação de diversas metodologias que visam incentivar propostas complexas de escrita desde cedo, apostando na inteligência e sensibilidade dos alunos, como explica Maria Luciana. Assim, é possível desenvolver o gosto pela literatura e aperfeiçoar a escrita do aluno de modo que seu texto provoque no leitor, suspense, curiosidade, humor, empatia. Para tanto, entre os autores que embasam as suas pesquisas e práticas está Rildo Cosson e sua sequência expandida. A metodologia estabelece diversas etapas como: motivação, apresentação da obra e do autor, leitura, interpretação, contextualização, segunda interpretação, expansão. “Essa orientação metodológica oportuniza a leitura individual, o compartilhamento de interpretações, a associação da leitura a outros saberes e a outros textos”, argumenta a doutoranda. Outro tema de estudo é o de aluno-autor conforme os princípios da pesquisadora francesa Catherine Tauveron.

Em sua explanação durante a mesa redonda, a mestranda Juliana Luchtenberg irá abordar as experiências com o projeto “Ações de Leitura”, realizado em 2018 e 2019, nas escolas municipais do bairro Tatuquara, na região sul de Curitiba e ainda sobre o Sarau Literário, objeto de pesquisa de sua dissertação, além de propostas voltadas para o letramento literário e animações de leitura. A iniciativa foi organizada pela equipe do Núcleo Regional da Educação do Tatuquara em parceria com professores, estudantes, pedagogas e diretores das escolas municipais. No projeto, eles também promoveram um “Fórum de Leitura”, em que cada escola teve a oportunidade de expor o trabalho realizado com os estudantes e divulgar as “Ações de Leitura” realizadas ao longo dos anos de 2018 e 2019.

O objetivo geral que norteia as ações nas escolas, segundo Juliana, é o incentivo à leitura literária de diferentes formas, como por exemplo, a partir da reorganização dos espaços no ambiente escolar para favorecer o contato das crianças com diversos livros de literatura, práticas de leitura durante o recreio, cantinho da leitura, ampliação do repertório literário dos estudantes, contação de histórias, sacola literária, mural da leitura. “Almejamos promover a transformação social nas escolas e na comunidade local por meio da literatura, partindo do pressuposto de que a criança tem direito ao acesso a obras literárias de qualidade e que nós profissionais da educação temos a nossa responsabilidade como agentes de transformação social de oportunizar o contato com diferentes obras, de incentivar a leitura e ampliar suas experiências e repertório literário”, destaca.

Por meio do Sarau Literário, a mestranda apresentará as experiências “Alice na escola das maravilhas” e “Estrela literária”, que tiveram como objetivo levar aos estudantes a apreciação artística para suas práticas sociais e para além dos muros da escola. Atualmente, a pesquisadora acompanha o trabalho do Sarau Literário com a obra “As aventuras do Pirata Zulmiro”, em uma turma de 4º ano do Ensino fundamental. A mestranda explica que o trabalho na turma provoca o interesse das crianças para descobrirem o que há dentro de um baú. Na medida em que ela retira os objetos de dentro do baú, os alunos fazem suas inferências sobre os personagens e título da história até chegarem à conclusão pelas pistas (espada, tapa-olho, chapéu de pirata, mapa) de que se trata da história de um pirata. “É desse modo que o livro ‘As aventuras do Pirata Zulmiro’ é explorado toda semana a partir de diferentes estratégias empregadas pela professora para envolver, despertar a curiosidade e encantar as crianças por meio de uma lenda de pirata e de tesouros na cidade de Curitiba”, relata. Em suas pesquisas, Juliana se fundamenta no referencial teórico de acordo com as contribuições de Cosson com a sequência básica do letramento e ainda nos estudos de Poslaniec com as animações de leitura que se constituem em três pilares: apresentação dos livros aos alunos, escolha dos livros e o livro como objeto cultural.

“Projeto Sextas na Pós: conversas com professores(as)”

Data: 27 de maio.

Horário: das 19h às 21h.

Canal do PPG Educação da UFPR no Youtube

 

Por Comunicação PPGLetras

 

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...