O CNPq em parceria com a Comissión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica do Chile (CONICYT) do Chile aceita até o dia 26 de setembro, propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, sobre o envelhecimento da população. A meta é formular políticas públicas voltadas para os idosos. De acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas, a América Latina e o Caribe, tem atualmente 11,5% da população com mais de 60 anos e para 2050 esse número deve aumentar para 200 milhões de pessoas, 26% dos habitantes.
A pesquisa será desenvolvida entre CNPq e CONICYT, através de um acordo assinado em dezembro de 2015. Tem como referência a perspectiva demográfica semelhante dos dois países para 2050 e a decorrente urgência da adoção de políticas públicas compatíveis com esse cenário. Cada uma das instituições receberá o equivalente a 300 mil dólares para o desenvolvimento dos estudos.
De acordo com o CNPq, o apoio propiciado pela parceria das duas agências de fomento, destina-se exclusivamente a projetos binacionais de pesquisa científica, tecnológica e de invocação, buscando dar maior mobilidade aos pesquisadores envolvidos e ainda promover a formação de recursos humanos.
Os pesquisadores interessados em participar do projeto devem enviar as propostas para o CNPq, exclusivamente pela Internet, utilizando o formulário de propostas online disponível na Plataforma Carlos Chagas.
QUALIDADE DE VIDA: para proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos idosos será necessário conhecer as dificuldades e as necessidades das pessoas com mais de 60 anos tanto no Brasil como no Chile. Só depois será possível formular políticas públicas voltadas para esse segmento. Os estudos, além de proporcionarem bem estar aos idosos, vão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico dos dois países e fortalecer vínculos entre os pesquisadores.
Mais informações sobre o edital: Clique aqui
Por meio das unidades Casa, a campanha de imunização da Influenza já começou na UFPR Os Centros de […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS), da Universidade Federal do Paraná, acaba de ter reconhecida uma conquista […]
A Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina lançou no dia 4 de junho a coleção Integração das […]
Projeto de pesquisa e extensão do Setor de Ciências Jurídicas apresenta nova edição de obra gratuita no dia […]