🚨 Alerta de Segurança: tentativa de phishing em nome da UFPR

13 abril, 2026
15:24
Por Denise Santos

A Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC) alerta a comunidade acadêmica sobre a identificação de uma nova tentativa de phishing sendo disseminada por e-mail.

As mensagens em questão utilizam um endereço de remetente aparentemente institucional, o que pode induzir os usuários a acreditarem em sua legitimidade. No entanto, trata-se de conteúdo falso.

Destacamos alguns indícios de fraude:

  • Uso de termos que não adotamos oficialmente, como “webmail”;
  • Mensagens com tom de urgência, contendo ultimatos e ameaças de cancelamento de conta;
  • Solicitação de ações imediatas por meio de links ou fornecimento de dados pessoais.

Reforçamos que a AGTIC não envia comunicações com esse tipo de abordagem, nem solicita confirmação de dados ou credenciais por e-mail.

Em caso de recebimento de mensagens com essas características, orientamos que:

  • ❌ Não clique no link.
  • ❌ Não informe seus dados institucionais.
  • ❌ Não responda à mensagem.
  • ✅ Utilize a ferramenta do Outlook para Denunciar → Phishing.
  • ✅ Exclua o e-mail após a denúncia.

A denúncia pelo próprio Outlook permite que a equipe técnica adote medidas de bloqueio e prevenção de novos envios.

Reforçamos que a UFPR não solicita confirmação de senha ou validação de conta por meio de links enviados por e-mail.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a AGTIC pelo Teams e/ou e-mail suporte@ufpr.br.