Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR disponibilizará computadores e Internet para estudantes sem acesso digital durante pandemia

Foi aprovado no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR um plano para disponibilizar computadores e acesso à Internet para que estudantes da instituição que não tenham acesso possam realizar as atividades acadêmicas remotas que estão sendo planejadas durante a pandemia.

Segundo o plano, elaborado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), serão disponibilizados entre 1000 e 1500 computadores portáteis e cerca de 3000 pacotes de Internet, número baseado em um levantamento feito pela unidade que ouviu 8410 estudantes – de um total próximo de 32 mil. A pesquisa conseguiu alcançar 59% dos estudantes socialmente mais vulneráveis da instituição, foram 1924 estudantes dentre os 3228 que já participam de algum programa de assistência da UFPR.

A pró-reitora da Prae, professora Maria Rita de Assis Cesar, destacou a importância do plano envolver diversas unidades no esforço para sanar o problema. Ela destacou ainda a importância de pensar estas ações antes de implementar mais amplamente a educação remota a fim de não prejudicar os estudantes com acesso precário à Internet, ao contrário de instituições que só se depararam com os problemas depois de iniciada as ações.

“A falta de inclusão digital é um dos elementos que aparecia muito fortemente em todas as falas e em todas as pesquisas que foram feitas pelos centros acadêmicos e coordenações de curso, com este grupo de trabalho a gente consegue sanar esta questão”, explicou a professora que listou outros problemas causados pela pandemia para as atividades acadêmicas, como estudantes que possam vir a adoecer ou tenham que cuidar de familiares doentes.

Também está planejada uma campanha para doação e empréstimos de computadores pela comunidade interna da UFPR, coordenada pela Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e pelo Gabinete do Reitor. A instituição também buscará parceria para doações de peças e equipamentos de empresas privadas e fruto de apreensão pela Receita Federal.

O empréstimo será prioritário para estudantes com comprovação de vulnerabilidade socioeconômica e vão acontecer por meio de editais de chamada coordenados pela Prae, estão programados um edital específico para aqueles que já fazem parte dos programas de assistência estudantil e outro aberto a todos estudantes que comprovem a falta de acesso digital e vulnerabilidade.

A iniciativa vai criar vários pontos de apoio para a recepção dos equipamentos doados ou emprestados e a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic) da UFPR vai trabalhar com a manutenção dos computadores. Os campi avançados também contarão com locais para entrega e manutenção.

Fazem parte do programa ações de suporte às ações de tecnologia educacional remota na forma de cursos para estudantes sobre o tema, sob responsabilidade da Coordenadoria de Integração de Políticas de educaçaõ a Distância (Cipead). A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) vai realizar o acompanhamento de estudantes indígenas, quilombolas, migrantes e refugiados, surdos, pessoas com deficiência e com transtornos globais de desenvolvimento, para garantir que suas necessidades específicas sejam atendidas.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...