Imagem Padrão

Seminário nesta sexta-feira (30) avaliará legado de Chico Mendes, 30 anos após seu assassinato

27 novembro, 2018
15:02
Por
UFPR

No ano em que o assassinato de Chico Mendes completa 30 anos, o legado do líder ambientalista e o futuro das populações das reservas extrativistas serão tema de um seminário na Universidade Federal do Paraná, na próxima sexta-feira, dia 30 de novembro. A programação inclui conferências com dois ativistas que acompanharam de perto a trajetória de Chico Mendes: a antropóloga e professora Mary Allegretti e Manoel da Cunha, ex-seringueiro e integrante do Conselho Nacional das Populações Extrativistas.

Mary Allegretti, que atualmente é antropóloga do Instituto de Estudos Amazônicos, fará a palestra magna do seminário. Allegretti, que nos anos 1980 lecionou na UFPR, conheceu Chico Mendes em 1981, quando ele era vereador em Xapuri, no Acre – estado onde ela fez seu mestrado sobre os seringueiros. Ali nasceu uma parceria que se multiplicou em diversas iniciativas, como o Projeto Seringueiro, a primeira experiência de alfabetizaçao de adultos na floresta.

Em 1986, Mary Allegretti criou o Instituto de Estudos Amazônicos (IEA), organização não governamental responsável pela sistematização técnica, jurídica e institucional do conceito de Reserva Extrativista. Nos últimos 10 anos, ela tem se dedicado a prestar consultoria para projetos socioambientais, de avaliação de impactos, gestão de recursos naturais e mediação de conflitos.

Edição especial da revista Desenvolvimento e Meio Ambiente será lançada durante o seminário

Manoel da Cunha, que fará a conferência de encerramento do seminário, tem décadas de ativismo pela criação de reservas extrativistas, pela preservação do meio ambiente e pela educação dos povos da floresta. Foi presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas da Amazônia e participou de inúmeros fóruns sobre o tema, no Brasil e no exterior.

Revista

Durante o seminário será lançada uma edição especial da revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, inteiramente dedicada ao legado de Chico Mendes.

A revista é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento e desde o ano passado integra o banco de dados internacional de indexação Emerging Sources Citation Index (ESCI) da Web of Science.

Seminário sobre o Legado de Chico Mendes e o Futuro das Populações das Reservas Extrativistas Florestais e Marinhas
Data: 30 de novembro de 2018
Local: Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR – Praça Santos Andrade

PROGRAMAÇÃO

14:00 Abertura institucional (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador do PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR)

14:30 Conferência Magna: Profª Drª Mary Allegretti (Antropóloga/ Instituto de Estudos Amazônicos

15:30 Coffee break e lançamento da edição especial da revista Desenvolvimento e Meio Ambiente

16:00 Conferência de Manoel da Cunha, representante do Conselho Nacional das Populações Extrativistas

17:30 Encerramento

Sugestões

18 julho, 2025

Acompanhe a situação dos Restaurantes Universitários dia a dia A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem tomando uma […]

18 julho, 2025

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançaram o primeiro lugar em uma competição internacional de visão computacional […]

18 julho, 2025

Por Priscila Murr  Parceria TED INCRA-UFPR viabiliza condições de acesso a documentos fundiários a partir de processo de […]

17 julho, 2025

Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]