Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cátedra da UFPR celebra os 25 anos do Nobel de José Saramago

A Cátedra Camões José Saramago da Universidade Federal do Paraná promove, de 22 a 27 de março, uma exposição e um ciclo de cinema em comemoração aos 25 anos do recebimento do Prêmio Nobel de Literatura pelo escritor português José Saramago. As atividades serão realizadas no saguão e no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. A abertura será na quarta-feira (22), às 17 horas. A entrada é gratuita.

O evento é uma parceria entre UFPR, Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e Vice-Consulado de Portugal em Curitiba. A abertura da exposição “Voltar aos passos que foram dados”, no dia 22 de março, às 17 horas, contará com a apresentação do projeto pelo curador da mostra, Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra, Portugal. Composta por 15 painéis com textos e imagens que recontam a trajetória literária de Saramago, a exposição fica em cartaz no hall térreo da Biblioteca até o final de abril.

O ciclo de cinema “José Saramago – a criação e a herança” será realizado nos dias 22, 23, 24 e 27 de março, sempre às 19 horas, no auditório da BPP. Antes de cada sessão, especialistas na obra do escritor apresentam e contextualizam o filme a ser exibido. O filme de abertura será “O ano da morte de Ricardo Reis”, com apresentação do professor Carlos Reis.

No dia 23, a professora Patrícia Cardoso, do Departamento de Literatura e Linguística da UFPR e coordenadora da Cátedra José Saramago, apresenta o filme “Embargo”. O professor da UFPR Robson Custódio fará as apresentações de episódios da série documental “Herdeiros de Saramago”, nos dias 23 e 27.

José Saramago publicou mais de 40 títulos, entre romances, peças de teatro e compilações de contos e poemas. Recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1998 e o prêmio Camões de Literatura em 1995. A Cátedra Camões José Saramago foi instalada na UFPR em maio de 2022. Primeira no sul do Brasil, a cátedra é um espaço de reflexão, debate e pesquisa em torno da literatura portuguesa.

Cartaz com a programação do evento José Saramago - 25 anos do Nobel.

Sugestões

UFPR terá palestra gratuita sobre  “Os Dinossauros do Brasil - 170 milhões de anos em evolução”
Serão duas palestras: do dia 20 e 21 de junho são direcionadas a crianças de 9 a 12 anos. Já a  palestra...
Apoio aos produtores culturais para acesso a lei Aldir Blanc termina nesta segunda (10)
Em Curitiba, Laboratório de Cultura Digital da UFPR vai assessorar projetos que queiram disputar edital...
UFPR faz entrega de materiais, adquiridos com recursos do MEC, para instituições de saúde em Toledo
O curso de Medicina do Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou entre o mês de...
II Semana Científica de Biologia Celular e Molecular da UFPR acontece em julho
A Semana Científica de Biologia Celular e Molecular é um evento organizado anualmente pelo  Programa...
pt_BRPortuguese