Imagem Padrão

Ensino a distância da UFPR é modelo para outras instituições

21 maio, 2008
00:00
Por

O NEAD – Núcleo de Educação a Distância da universidade ganhou respeito graças ao trabalho de pessoas que sempre acreditaram que a EaD – Educação a Distância – poderia ser um caminho efetivo de acesso à educação. A coordenadora do Núcleo Marina Isabel Mateus de Almeida lembra que no início de tudo havia muita resistência da comunidade universitária, tornando o começo muito lento. Mas esse passado ficou para trás e tanto internamente na universidade quanto no nível do governo federal a política da EaD ganhou mais importância. “Hoje é vista como estratégica para a educação nacional”, comenta Marina ao avaliar que não poderia ser diferente, dadas as condições geográficas de um País continental como o Brasil ou mesmo pelas condições socioeconômicas da população.

Se nos dias de hoje o Núcleo está consolidado, é graças ao esforço conjunto das pessoas que o integram e que vêm buscando ao longo dos últimos anos oportunidades para aumentar sua atuação. Exemplo disso são projetos como o de Mídias Integradas na Educação que deram grande destaque ao NEAD. A UFPR foi piloto em 2005 para capacitar professores da rede pública em mídias que promovessem uma melhor qualidade da educação. O curso capacitou 500 professores de ensino fundamental e médio a utilizarem recursos da televisão e vídeos, rádio, informática e impressos em sala de aula. Os professores aprenderam a utilizar os inúmeros conteúdos e informações provenientes dessas várias mídias, elementos que enriquecem as aulas e atualizam o professor.

Paralelamente a uma nova turma da primeira fase com 750 alunos, o destaque agora fica por conta de uma nova etapa do projeto, num nível intermediário, com uma turma de aproximadamente 250 professores que, após concluírem o ciclo básico, demonstraram interesse em aprofundar sua capacitação. E já está sendo negociado um terceiro nível, esse avançado, para o segundo semestre. Todos trabalhando conteúdos sobre como explorar bem os textos, os filmes, vídeos, recursos de informática entre outros, que não precisam ter sido preparados necessariamente como material didático mas que possuem potencial para ser utilizados como tal, como ferramenta de trabalho. “É um treinamento para o professor, que é incentivado não apenas a trabalhar com os materiais prontos, mas até ser autor se ele quiser e produzir materiais para essas diferentes mídias. Os módulos são presenciais apenas nos momentos de abertura e encerramento do curso, sendo a interação pedagógica a distância no seu decorrer. Relata também: “O esforço, a animação e a satisfação desses professores com o curso são os melhores exemplos de que ofertar esse tipo de educação vale muito a pena. É a melhor gratificação para nós”.

UNIVERSIDADE ABERTA – Novas perspectivas dos cursos a distância incluem agora também os de nível superior, de graduação e de formação continuada. E novamente nesse âmbito a UFPR está um passo à frente: o piloto é um curso de Administração, iniciado em setembro de 2006. “É um aprendizado para todos”, comenta Marina quando diz que, a experiência inédita de um curso de graduação com carga de conteúdo igual ao curso regular de quatro anos, gera uma série de procedimentos e produção de material didático específico – uma comissão editorial do material acompanhada pelo MEC, garante a qualidade para que funcione a distância. A graduação a distância é gerenciada de forma conjunta, na qual a professora Marina e o professor Cleverson Cunha do Departamento de Administração, coordenam a formação. É um modelo inovador em que o aluno tem acesso a materiais que possibilitam atividades, discussões pedagógicas, diálogo com os tutores (alunos do Mestrado e do Doutorado são capacitados para trabalhar como tutores e cada um orienta 25 alunos). Os tutores são supervisionados pelos professores do departamento. Para cada disciplina há um encontro presencial e os demais são realizados sempre em ambiente virtual, onde a ferramenta mais utilizada é o computador do próprio aluno ou do Pólo Regional em que reside o aluno.

Para essa graduação a distância foi desenvolvido um modelo de acompanhamento que consegue avaliar o aluno o tempo inteiro, monitorando sua evolução. “É uma avaliação trabalhosa, em que a UFPR está primando pela qualidade”, expõe Marina ao dizer que se inclui aí ainda o treinamento dos professores cuja didática a distância precisa ser totalmente diferente da sala de aula convencional. Toda a experiência com esse curso de Administração servirá como modelo para as outras universidades participantes da UAB.

SAÚDE – O Núcleo dá apoio também a um curso de Especialização na área de Saúde para os professores de nível fundamental e médio, oferecido pelo Departamento de Enfermagem também dentro do programa UAB. A formação trabalha conteúdos como o papel do educador com relação a questões de saúde básica. A idéia é aprimorar o papel do professor do nível básico como verdadeiro educador que não se atem apenas aos conteúdos específicos de sua disciplina, interferindo também na difícil realidade de saúde em que vivem os alunos. Esse curso tem o material didático veiculado em três diferentes mídias – impresso, CD-ROM e ambiente virtual de aprendizagem on line – produzido em parceria com o Departamento de Enfermagem. Teve início em fevereiro e está sendo ministrado em cinco pólos em todo Paraná.

NOVOS CURSOS UAB/UFPR– Já foi aprovado pelo MEC um novo curso de Licenciatura em Pedagogia, promovido pelo Setor de Educação. Ofertado anteriormente pela própria UFPR, a graduação vem remodelada, com previsão de início dessa nova turma para outubro deste ano. E em agosto, está previsto o início de uma Especialização em Genética para professores de ensino médio, oferecido pelo Departamento de Genética. Todos esses cursos funcionam com o apoio do NEAD/UFPR.

Foto(s) relacionada(s):


Equipe de trabalho do NEAD.
Foto: Izabel Liviski

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Leticia Hoshiguti

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]