Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

100 anos de Ulysses: pesquisador da UFPR lança tradução revisada da obra literária de James Joyce

Ainda em comemoração ao centenário de Ulysses, estudantes da UFPR podem se inscrever em edital da Embaixada Irlandesa para pintura de mural na Universidade sobre a obra

“A arte tem que nos revelar ideias, essências espirituais amorfas. A suprema questão para uma obra de arte é a profundidade da vida de onde ela brota.”. A frase do livro Ulysses, do romancista irlandês James Joyce (1882-1941), pode ser usada para descrever a própria obra. Nesta semana, comemora-se o centenário do livro, importante obra para a literatura mundial.

Em razão do aniversário, o pesquisador do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tradutor do livro para o português, Caetano Galindo, ministra uma aula aberta nesta quarta-feira (2), às 19h, no canal do YouTube da Companhia das Letras para quem deseja ter contato com a obra de Joyce. Mas as comemorações não param por aí — através de um edital promovido pela Embaixada Irlandesa, alunos da Universidade podem ter a oportunidade de eternizar a obra na UFPR com a pintura de um mural.

Processo de tradução da obra Ulysses pelo pesquisador Caetano Galindo. Foto: Arquivo Pessoal/Caetano Galindo

Um dos maiores especialistas brasileiros no autor, Caetano recebeu o maior prêmio da literatura brasileira, o Jabuti, por sua primeira tradução de Ulysses, bem como o Prêmio Literário do ano da Academia Brasileira de Letras. Na transmissão desta quarta-feira, ele apresentará sua tradução revisada e em edição especial do livro, além de explicar suas principais características.

Ulysses é uma paródia de A Odisseia, do poeta grego Homero. Na história, Leopold Bloom é um agente de publicidade de Dublin, na Irlanda, que, analogicamente, realiza a trajetória de Odisseu (herói grego da Odisseia) em apenas um dia de sua vida.

Caetano Galindo é pesquisador da UFPR e organizador da edição especial de Ulysses. Foto: Cristovão Tezza/Divulgação

Um dos aspectos marcantes da obra é a ênfase à psicologia dos personagens, o que lhe garante um aspecto “humano”, de acordo com o professor Caetano. “O romance é uma das melhores formas de conhecer outras pessoas. O que Joyce faz é ir mais fundo, buscar novas ferramentas para ampliar essa experiência. Assim, [o livro] é uma das mais profundas e mais completas experiências de habitar outras consciências”.

O livro faz parte do campo de estudo das Letras que, conforme o professor, é capaz de fornecer novas interpretações aos acontecimentos do cotidiano. “Nós podemos não estar descobrindo algo novo, mas sim mudando a visão de algo que vemos o dia todo. Mostramos como a inteligência armazenada nos textos antigos são capazes de nos dizer coisas”, defende.

Apesar da fama e da relevância, a complexidade da leitura acaba afastando as pessoas de Ulysses. Assim, com a aula aberta, Caetano busca auxiliar quem deseja embarcar pela primeira vez em Joyce ou reler sua obra, que, para ele, segue atual. “Sobretudo em tempos de isolamento, [Ulysses] é um livro de muito contato, de muito interesse pelos outros seres humanos”.

Pintura de mural na UFPR

Outra ação de comemoração será voltada apenas para os alunos da UFPR, uma vez que a instituição foi contemplada por um edital lançado pela Embaixada Irlandesa aos 100 anos de Ulysses. Assim, serão escolhidos artistas para ilustrar um mural da Universidade com uma representação do décimo sétimo capítulo do livro (ou episódio, como dito por estudiosos de Joyce), em que o personagem principal, Leopold Bloom, rememora tempos antigos com seu amigo Stephen. Escrito em forma de perguntas e respostas, o capítulo apresenta antíteses como arte e ciência, dúvidas e certezas. Você pode assistir aqui a explicação do professor Caetano sobre o episódio.

Podem participar da inscrição no edital estudantes de graduação e pós-graduação de todos os setores da UFPR. Ao final do processo, dois representantes da Universidade e um indicado pela Embaixada decidirão qual será a arte escolhida para o mural, que ainda terá o local definido.

O prazo para inscrições de projetos começou em janeiro e segue aberto até 31 de março. A divulgação do resultado final será em abril e a pintura do mural começará logo após a definição do resultado, com previsão de término até 15 de maio — mais informações estão disponíveis no edital Ulysses100.

“Os alunos vão poder fazer parte dos 100 anos de história de uma obra muito rica para a cultura da humanidade. Viver um pouco esse livro e entregar algo em retorno para os leitores e para o autor é uma ideia muito poderosa”, finaliza o professor Caetano.

Serviço
Aula aberta com Caetano W. Galindo sobre a obra “Ulysses”
Dia 2 de fevereiro, quarta-feira, às 19h
No canal do YouTube da Companhia das Letras

“Toda vida é muitos dias, dia após dia. Caminhamos por nós mesmos, encontrando ladrões, fantasmas, gigantes, velhos, rapazes, esposas, viúvas, bonscunhados. Mas sempre encontrando a nós mesmos” – James Joyce

Por Isabela Stanga
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...