UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo da UFPR lança publicação sobre direitos autoriais e industriais no contexto da pandemia

O Grupo de Estudos em Direitos Autorais e Industriais (Gedai) da UFPR lançou seu segundo boletim especial sobre a covid-19. A publicação aborda questões jurídicas relativas a tecnologia, direito, direitos autorais e propriedade intelectual. São 12 artigos tratando de temas emergentes relacionados ao novo coronavírus como desinformação nas redes sociais, propriedade intelectual aberta, uso de geolocalização e software livre no combate à doença, entre outros temas.

A publicação pode ser acessada na página do Gedai. Os trabalhos foram escritos por graduandos, mestrandos e doutorandos, e também por professores da UFPR vinculados ao grupo. Segundo os organizadores, o objetivo é condensar o conhecimento disponível e proporcionar uma base para futuras pesquisas além de oferecer uma base para a implementação de políticas públicas de combate à pandemia, preservando as garantias fundamentais e a democracia no país.

“Compartilhamos aqui discussões atualizadas, desenvolvidas dentro do grupo e em diálogo com pesquisadores parceiros, especialmente da rede de pesquisadores de Direito & Inovação de universidades de Curitiba, no contínuo esforço da produção e difusão de conhecimento de forma coletiva e construtiva em nível regional e internacional”, informam os editores.

Os artigos tratam de temas atuais, como o trabalho do professor Marcos Wachowicz, coordenador do Gedai, “A propriedade intelectual aberta como instrumento de combate à covid-19”, que aborda a importância de políticas nacionais e internacionais abertas para o compartilhamento de propriedade intelectual.

O compartilhamento de bases de dados no que vem sendo chamado de “ciência aberta” também foi tratado por um dos artigos, mostrando o avanço desta inovação no contexto da pandemia.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...